Ocupando o latifúndio improdutivo da internet !

Jacaré do Barigui - CURITIBA PR

09/05/2015 17:07
Emagreça com Óleo de Côco - Compre agora com uma Super Oferta!

 

Jacaré do Barigui

Jacaré do Barigui

Jacaré do BariguiATENÇÃO: No Parque Barigui existem jacarés que foram soltos sem autorização. Apesar desses animais viverem aqui há muitos anos sem nunca terem causado problemas, não se esqueça de que são animais selvagens.

Assustado? É um aviso necessário. Estes são os dizeres das placas espalhadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente nas margens do lago do Parque Barigui, para alertar sobre o animal mais folclórico de Curitiba: o jacaré do Barigui.

Há controvérsias sobre a quantidade de jacarés habitando o lago do Parque Barigui. Acredita-se que, até 2008, havia três animais: dois jacarés-de-papo-amarelo, um deles adulto, e um jacaré-do-pantanal.

De onde eles surgiram? Reportagem do jornal Gazeta do Povo reproduzida pelo blog Ambiente Brasil considera o Parque Barigui um local de desova de animais adquiridos ilegalmente. Já o portal Paraná Online entrevistou um pescador que afirma ter sido o responsável por levar um dos jacarés para o lago do parque, ainda em construção. Segundo ele, o jacaré foi encontrado durante uma pescaria.

De uma forma ou de outra, os jacarés viveram pacificamente, sem causar problemas, por vários anos, sendo monitorados à distância pela Prefeitura. De vez em quando, eles saíam para tomar sol nas margens do lago e deixavam-se fotografar e filmar pelos visitantes que se postassem a uma distância segura, sem nenhum caso de ataque, até que, em fevereiro de 2007, o jacaré-de-papo-amarelo adulto, já com cerca de vinte anos de idade, atacou e engoliu um cachorro que se aproximou demais das margens do lago. O caso teve repercussão nacional, como se pode ver nesta reportagem do portal G1.

Jacaré do BariguiEm vista disso, por motivo de segurança, em junho de 2008, o jacaré do Barigui foi transferido para o Zoológico municipal, onde se encontra e pode ser visitado até hoje (veja ao lado a foto do jacaré nadando no seu recinto no Zoológico).

Mas o folclore continuou, pois apenas o jacaré adulto foi levado para o Zoológico! Os jacarés menores (pelo menos dois) continuaram residindo no parque. Avistá-los não é uma tarefa fácil, pois eles só aparecem em determinados dias de sol ao longo do ano. Mas eles ainda podem ser encontrados nas margens do lago, como comprovam vários vídeos no YouTube feitos por visitantes do parque, entre eles um de setembro de 2009…

FONTE

https://www.parquesepracasdecuritiba.com.br/destaques/jacare-do-barigui.html

FOTOS

serginho

Emagreça com Óleo de Côco - Compre agora com uma Super Oferta!

Pesquisar no site

Contato

serginho sucesso CURITIBA -PR