Ocupando o latifúndio improdutivo da internet !

O nazismo existiu no Brasil?

29/04/2015 19:08

 

Você já se perguntou se o nazismo existiu no nosso país? Não apenas existiu como o Brasil teve o maior partido nazista fora da Alemanha. Confira:
 

Quando falamos em nazismo nos lembramos quase que exclusivamente da Alemanha. No entanto, ele também existiu em outros países, como por exemplo o Brasil.

Apesar de o país não ter aderido ao nazismo e ter lutado contra ele junto aos aliados na Segunda Guerra Mundial, um grupo de alemães que morava no Brasil compactuava com as ideias de Adolf Hitler.

Essas pessoas, inclusive, ajudaram a botar o ditador no poder em 1933.

Maior partido nazista fora da Alemanha

o nazismo

Não só houve nazismo no Brasil, como os seus seguidores representaram o maior partido nazista fora da Alemanha. Estima-se que os filiados do Partido Nazista em solo brasileiro chegaram a 2,9 mil.

Mesmo se tratando de um partido, ele não almejava concorrer a eleições nacionais, nem ser registrado na Justiça Eleitoral do Brasil. Por este motivo, o presidente Getúlio Vargas e os governadores locais não se importaram com sua fundação, pelo contrário, eram simpatizantes.Eles chegaram até mesmo participar de festividades nazistas.

Assim como no Brasil, o partido existiu em 83 países, apesar de em nenhum outro país ele ter tido a repercussão que teve aqui. Para ter uma ideia, sua expressividade foi maior, inclusive, do que em países como a Áustria e a Polônia, que estavam sob a tutela do 3.º Reich.

Comunidade alemã

nazi 2

Como o partido nazista pode se tornar tão expressivo no Brasil? A explicação para isso está diretamente relacionada com a grande comunidade alemã do Brasil na época, que era composta por cerca de 230 mil pessoas.

Elas migraram principalmente para São Paulo na década de 1920, quando a Alemanha estava em crise. Assim como acontecia na Alemanha, o partido nazista brasileiro pregava a superioridade de certas raças, combatia o comunismo, e defendia o repatriamento de alemães.

Por causa do partido, os alemães daqui também puderam votar em Hitler para assumir o poder na Alemanha em 1933.

Leis brasileiras de combate ao nazismo

nazi4

Assim como em outros países que sofreram com o nazismo, o Brasil também possui leis de combate a ele. Para começar, a nossa constituição proíbe qualquer tipo de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou nacionalidade.

Além disso, fabricar, vender, distribuir ou divulgar símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos etc, que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo, pode render de 2 a 5 anos de cadeia e multa.

fonte  https://www.weblistas.com.br/o-nazismo-existiu-no-brasil/

Pesquisar no site

Contato

serginho sucesso CURITIBA -PR